-    Escrito por admin

Cortinas para sala

Escolher as cortinas para a sua sala é uma tarefa importante, pois elas fazem parte da sua decoração. O problema é que nem sempre é uma tarefa fácil, pois na verdade existem muitas opções no mercado. Por isso mesmo, seguem algumas dicas de como escolher e usar cortinas na sua sala, mostrando a importância que este elemento tem em cada espaço interior.

Elas proporcionam um aspeto mais acolhedor e envolvente à sua sala em relação a outras soluções para as janelas que entretanto surgiram no mercado – tal como estores japoneses, persianas, painéis deslizantes, etc. De facto, as cortinas são opções mais convencionais mas não deixam de ser modernas – no fundo, as cortinas mantiveram a sua importância ao longo do tempo e ainda hoje possuem um papel importante, sendo muito usadas.

As cortinas fazem parte da decoração da janela e são um foco importante. Devem estar limpas, cuidadas e de acordo com o estilo da sala. É bastante comum as cortinas combinarem com outros elementos como as almofadas, os tapetes ou mesmo o estofado do sofá. Ao decorar a sua sala, deve ter tempo para ponderar e escolher bem; decida-se por uma palete de cores que facilita uma harmonia entre as diferentes peças. Além disso, pense também em possiveis pequenas remodelações futuras: por mais que a sua decoração seja bonita e cuidada, com o passar do tempo você irá querer mudar alguma coisa. Para não gastar rios de dinheiro em novos móveis e outras peças mais dispendiosas, coloque sua atenção em elementos como as cortinas, almofadas, tapetes, quadros, espelhos e outros pormenores decorativos que façam a diferença. Também por este motivo a cortinas é uma boa aposta: facilmente poderá trocar por uma nova, ou mesmo fazer uma a seu gosto. Basta comprar o tecido adequado e começar a costurar! Cortinas feitas por si, únicas e personalizadas, irão contribuir para que a sua sala ganhe um look ainda mais pessoal e envolvente na sua sala!

As cortinas da sua sala devem ser longas – deixando as cortinas curtas para outras divisões como a cozinha ou o banheiro. Elas podem ter pregas americanas, ser fixadas em varão com argolas, etc; existem cortinas muito simples, outras mais tradicionais incluindo reposteiros e bandôs e outras ainda mais sofisticadas feitas com xales e pregas. Tudo depende do seu gosto pessoal e do estilo decorativo da sua sala e terá sempre muito por onde escolher.

Não se pode esquecer que não conta apenas o sentido estético. Pode e deve escolher a cortina segundo a sua cor, padrão, textura, mas deverá também pensar em termos práticos. Por isso, é importante que também centre alguma atenção na escolha do tecido, ou seja no tipo de material e suas características. Cortinas feitas com tecidos muito leves e transparentes dão um ar suave, delicado e fluído à sua sala, mas podem deixar passar muita luz solar. Por outro lado, cortinas de tecidos grossos e opacos são mas fortes, imponentes e proporcionam-lhe maior privacidade e isolamento.

É importante aliar a privacidade à luminosidade: a luminosidade natural contribui para um bom ambiente na sua sala, mas por vezes é importante conseguir uma proteção total relativamente ao exterior – essa é uma grande vantagem das cortinas, permite um fácil controlo da intensidade da luz.

As cortinas, como qualquer outro elemento decorativo e simultaneamente funcional exige alguns cuidados: deverá abrir e fechar as suas cortinas sempre com movimentos suaves e evitando puxar e usar muita força.


Imagens: Imagem 1Imagem 2, Imagem 3

Leia ainda outros artigos interessantes sobre decoração:

Como decorar janelas

Espaço & Luminosidade

Decoração com quadros